terça-feira, 27 de agosto de 2013

Art Therapy with Meera Hashimoto: OSHO Painting Training 2013, Spain / Arte-Terapia com Meera Hashimoto: OSHO Painting Training 2013, Espanha















De 30 de Julho a 13 de Agosto participei do OSHO Painting Taining com Meera Hashimoto (www.meera.de) em Amalurra (www.amalurra.com), no País Basco (Espanha), um workshop de imersão produzido por Irhaciadentro. Uma das experiências  mais transformadoras que já vivi, tanto no nível psicológico, artístico e, principalmente, no que diz respeito à minha jornada espiritual. A metodologia de Meera fez com que eu percebesse que a pintura não está dissociada da capacidade de amar e estar com as pessoas, que além de espelhos nossos, são também expressões do Divino. As próprias pinturas, associadas a Osho Meditações Ativas, e como forma de meditação em si, são reflexos do infinito movimento do universo dentro de nós. Criando em estado de abertura e desapego, com o apoio de Osho Meditações, discursos e vídeos, senti algo que ainda não posso explicar em palavras, mas que percebo como uma espécie de alquimia interior. Além das pinturas, eu trouxe para o Brasil mais energia, mais liberdade, tanto para dizer 'sim' quanto para dizer 'não', mais abertura para o mundo, porém sendo fiel a mim mesma e, a confiança de que é possível transformar a dor em beleza, através da ternura e da coragem para se olhar para a própria 'sombra', pois ela é sempre proporcional à Luz. O resultado dessa experiência para mim foi Celebrar a Vida.    

Fotos: trabalhando sobre o quadro "The Secret", em foto de Frank Kardell (www.kardellmedia.de), "Brasil Basco" (detalhe), "Infinite Movemente of the Universe Within" (detalhe), foto do grupo ao final da primeira semana de curso (Primal Painting).


From July 30th to August 13th I attended the OSHO Painting Taining with Meera Hashimoto (www.meera.de) in Amalurra (www.amalurra.com), in the Basque Country (Spain), a workshop produced by  IrhaciadentroOne of the most transforming experiences I have lived in both the psychological and artistic dimensions, and especially regarding to my spiritual journey. Meera's methodology made me realize that painting is not dissociated from the ability to love and be with people, because besides being our mirrors, they are also expressions of the Divine. The paintings themselves, associated with Osho Active Meditations, and also as a form of meditation, can reflect the infinite movement of the universe within us. Creating a state of openness and detachment, with the support of Osho Meditations, speeches and videos, I felt something that I still can not explain in words, but I perceive as a kind of inner alchemy. Besides the paintings, I brought to Brazil more energy, more freedom, both to say 'yes' and to say 'no', more openness to the world, but being true to myself, and the trust that it is possible to transform pain into beauty through tenderness and the courage to look into our 'shadow', as it is always proportional to Light. The result of this experience for me was Celebrating Life. 

Photos: working on the painting "The Secret", in photo Kardell Frank (www.kardellmedia.de), "Brasil Basco" (detail), "Infinite Movemente of the Universe Within" (detail), group photo at the end of the first week of the course (Primal Painting).



Oficina de Pintura na Reunião da Família Santos 2013 / Painting Session, Santos Family Reunion 2013



















segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Artists that I love: Meera Hashimoto / Artistas que eu amo: Meera Hashimoto


foto by Frank Kardell (Germany), Osho Painting Training 2013, Amalurra, Espanha.

Meera Hashimoto é uma artista plástica de origem japonesa que estudou pintura no Japão e na Espanha. Na década de '70 se tornou discípula do Mestre Iluminado Osho, tendo sido por ele escolhida para ilustrar mais de 40 livros de discursos seus. Seu método de criação é único e a distingue não apenas como artista, mas também como pessoa. Atualmente trabalha ao redor do mundo com Osho Painting Trainings, Creativity Workshops, e Arte Terapia. Visite o site da artista e sua galeria, leia sobre sua trajetória, sua visão da pintura, e sua agenda: www.meera.de 

Meera Hashimoto is a Japanese artist who studied painting in Japan and Spain. In the 70's she became a disciple of the Enlightened Master Osho, having been chosen by him to illustrate over 40 books of his speeches. Her method of creation is unique and distinguishes her not only as an artist but also as a person. Currently working around the world with Osho Painting Trainings, Creativity Workshops, and Art Therapy. Visit the artist's website and her gallery, read about her journey, her vision of painting, and her schedule: www.meera.de 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Oficina de Pintura Zen com o Grupo Risadinha ~ Brasília, DF






Os integrantes do grupo de palhaços Risadinha, de Brasília - DF, que trabalha com a dimensão da arte do palhaço no ambiente hospitalar, me convidaram para compartilhar com eles a oficina de pintura como meditação, que desta vez chamei de Oficina de Pintura Zen. O tema da oficina foi um Auto-Retrato a partir do Koan "Quem sou eu?" Aqui estão alguns de seus auto-retratos. Para ler mais sobre esta oficina, visite minha página Infinito a Dentro, clicando no link da barra lateral. Para visitar o site do Grupo Risadinha, também há um link na barra lateral.

The artists in the clown group Risadinha, from Brasilia, DF, who work with the clown's artistic dimension in the hospital environment, invited me to share with them the painting as meditation workshop, which I called Zen Painting. The workshop's theme was a Self-Portrait using the Koan "Who am I?" Here are some of their self-portraits. To read more about this workshop visit my page Infinite Within, clicking on the link on the side barr. To visit Grupo Risadinha's website, click on the link, also on the side barr. 

Oficina de Pintura Meditativa ~ Osho Pankaj, Dezembro de 2012






Trabalhei como facilitadora da Oficina de Pintura Meditativa no Fim de Semana de Meditação no Osho Pankaj Meditation Center em Sapucaia, RJ, em Dezembro de 2012. Uma oficina de pintura livre inserida no contexto das Osho Meditações Ativas Dinâmica e Kundalini, além do trabalhado de conscientização corporal com Yoga e Reiki, uma alimentação orgânica e o contato com a natureza. Novamente, trabalhei com um exercício de catarse e harmonização das energias feminina e masculina através do desenho, e a proposta de se abrir para a pintura a partir do silêncio e quietude após a observação da natureza. Pude sentir o momento em que o silêncio desceu sobre o grupo, inicialmente muito falante. Um silêncio quase palpável... Compartilho aqui, junto com as pinturas de Prabhat, Vanessa e Prakasho, aquela que considero minha primeira pintura sem planejamento prévio, possível apenas graças à energia acolhedora e inspiradora tecida pelo grupo.

I worked as a facilitator of the Meditative Painting Workshop during the Meditation Weekend at Osho Meditation Center in Sapucaia Pankaj, Rio de Janeiro, in December 2012. A painting class within the context of Osho Active Meditations Dynamic and Kundalini, body awareness though Yoga and Reiki, organic foods and contact with nature. Again, I worked with an exercise for catharsis and harmonization of feminine and masculine energies through drawing, and the idea of opening up to the painting from the silence and stillness after the observation of nature. I could feel the moment when silence descended on the group, very talkative at the begining. Almost a palpable silence... Sharing here, along with paintings by Prabhat, Vanessa and Prakasho, that which I consider my first painting without previous planning, possible only thanks to the warmth and inspiring energy woven by the group.

Oficina de Pintura Meditativa no Osho Festival Internacional na Chapada dos Veadeiros 2012 / Painting as Meditation Class, Osho International Festival in Brasil, 2012






















No Osho Festival Internacional no Brasil, em Agosto de 2012, conduzi uma oficina de Pintura como Meditação. Foi a minha primeira experiência como facilitadora deste tipo de trabalho. Começamos conversando sobre o que seria a pintura como meditação: encontrar um espaço de silêncio interno e abrir-se para o fluxo incessante de imagens, cores e movimentos que dele brotam. Após um alongamento para conectarmos com o sistema corpo-mente aqui-e-agora e ativarmos a circulação de energia vital, fizemos um exercício de limpeza e harmonização através do desenho, que aprendi com a professora Dulce Shunk, quando fui aluna da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília. As pinturas foram feitas a partir de um exercício de desenho tradicional japonês que aprendi também na faculdade de Arquitetura, adaptado para o contexto das meditações ativas. Abrindo-se para a Natureza, depois de olhos fechados, testemunhando internamente o movimento no espírito ocasionado por esta imagem e, por fim, abrindo-se para a expressão de  tudo que viesse a partir do coração. O resultado dessa experiência, para mim, foi Amor. 

At the Osho International Festival in Brazil in August 2012, I facilitated for the first time a Painting as Meditation class. We started talking about what would be the painting as meditation: finding a quiet space inside and opening up to the constant flow of images, colors and movements coming from it. After stretching to connect with the body-mind system here and now and activating the circulation of our vital energy, we did an exercise of catharsis and balancing the feminine and masculine energies through drawing. I learned this exercise from Professor Dulce Shunk, when I was a student at the Faculty of Architecture the University of Brasilia. The paintings were created using a traditional Japanese exercise I also learned in the Architecture at the University, adapted to the context of active meditations. Opening to Nature, then with our eyes closed, internally witnessing the movement of the spirit generated by this and finally opening up to the expression of everything that came from the heart. The result of this experiment, for me, was Love. 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Artistas que eu amo: Gustave Klimt / Artists I love: Gustave Klimt


















o beijo



artista vienense cuja pintura sensual e exuberante simboliza o estilo art nouveau da virada do século 19 para o século 20.Filho de uma família pobre, Gustave Klimt iniciou aos 14 anos seus estudos na Escola de Artes e Ofícios. Realizou seus primeiros trabalhos no Teatro de Karlsbad e no Gurgtheater, numa época em que a arte floral começava a entrar em cena na Europa. Klimt foi contratado para pintar a escadaria do Museu Histórico de Arte de Viena em 1891. Nessas pinturas, pôde dar uma contribuição pessoal ao estilo decorativo em voga. Com a morte do irmão, Klimt desfez-se do ateliê e inscreveu-se na Sociedade dos Artistas Vienenses. Como dissidência dessa sociedade, fundou em 1897 o grupo Secessão. Deixou o Secessão em 1905 para unir-se aos pintores austríacos Egon Schiele e Oskar Kokoschka. Realizou várias viagens pela Europa e desenvolveu uma pintura muito própria - ornamental, linear e feminina. Para muitos, "O Beijo", pintado entre 1907 e 1908, é sua obra-prima. Gustave Klimt morreu em 1918, vítima de um ataque de apoplexia. (do site UOL Educação)

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Artistas que eu amo: Rajmukara (Os Amantes) / Artists I love: Rajmukara (The Lovers)

óleo sobre tela.
rajmukara, artista que vive no rio de janeiro, traduz nessa obra o instante do amor em que os corpos se fundem e as almas se confundem. não há limites precisos entre uma parte e outra. o amor retratado como puro movimento. mergulho em si e no universo do outro.

oil on canvas.
rajmukara, artist who lives in rio de janeiro, brazil, translates in this artwork the moment in which bodies merge and souls blend. imprecise limits between parts. love pictured as pure movement. dive within oneself and into the other`s universe.

Artistas que eu amo: Satyam Arvind (fractal com intervenções) / Artistas que eu amo: Satyam Arvind (fractal with interventions)

trabalho de satyam arvind, que vive em santa cruz cabrália, na bahia. visita ao mar do subconsciente. neste ponto sua obra mescla exatidão, talvez sob influência de sua formação como matemático, e a fluida imprecisão do olhar para si. quando chega a um resultado fractal que mexe com algo dentro dele, arvind intervém com a tinta. diálogo complementar entre lógico e irracional, como nossas dimensões mais profundas.

artwork by satyam arvind, who lives in santa cruz cabrália, bahia, brazil. visit to the deep waters of the subconscious. at this point his work brings together the precise influence of his mathematics background and the fluid imprecision of looking within. when he achieves a fractal result which stirs something inside him, he completes the image with paint. a complementary dialogue between logical and irracional, as ourselves.

Artists I love: Sven Geier (Surface Tension) / Artistas que eu amo: Sven Geier (Tensão Superficial)

fractal de um dos meus artistas favoritos, sven geier, que também é cientista. astrofísico alemão que vive em pasadena, na califórnia, trabalha para a nasa. seus fractais e arte digital se propõem a nos auxiliar "na descoberta cósmica de nossa porção divina". sua arte inspirou meu trabalho como diretora, se multiplicando sob a forma de mais criatividade nos corpos das atrizes com quem os compartilhei, refletindo a própria lógica fractal. elo entre nossa experiência com meditação e a misteriosa racionidade matemática que a tudo invade e transcende.

fractal by one of my favorite artists nowadays, sven geier, who is also a scientist. german astrophysic who lives in pasadena, california, working with nasa. his fractals and digital art are intended to assist in "our cosmic awakening to our divine selves". his art has inpired my work as a director, multiplying itself as more creativity in the bodies of the actors with whom i shared it, reflecting fractal logic itself. link between our experience with meditation an the mysterious mathmatical rationality that invades and transcends everything.

Anand Aditi: Tanz / Dança / Dance

acrílico sobre tela, meu primeiro quadro, de 1997. dimensões: 90 cm x 100 cm. exercício feito na faculdade de arquitetura, a partir de um desenho de observação da natureza. folha gigante que virou sensação e se derramou tinta sobre o vermelho da minha alma. o título veio do movimento pelo qual passou a percepção da folha até se transformar no que se vê. a sonoridade da palavra em alemão traduz mais precisamente o instante anterior à explosão criativa.

acrilic on canvas, my first painting, from 1997. dimensions: 90 cm x 100 cm. exercise done while studying architecture, from an observation drawing of nature. giant leave which turned into sensation and poured itself as paint over my red soul. the title came from the movement the leave`s percetion made until it transformed itself into what is seen. the sound of the word in german translates more precisely the instant just before creative explosion.

Artistas que eu amo: OSHO / Artists I love: OSHO